O novo Flamengo de Luxemburgo

Por Bruno Fonseca


Depois da polêmica demissão de Jayme de Almeida e da trágica passagem de Ney Franco no Flamengo, a diretoria apostou em um velho conhecido técnico do futebol brasileiro. Vanderlei Luxemburgo, colecionador de polêmicas e títulos vive um momento de queda em sua carreira, participou, por exemplo, da péssima campanha do Fluminense no Campeonato Brasileiro de 2013. Mas, mesmo sendo muito cedo para fazer uma análise do atual trabalho do ''professor Luxemburgo'', já dá para perceber alguns avanços no clube carioca.

Primeiramente me chama muito a atenção as entrevistas dos jogadores do Flamengo. Quando Vanderlei assumiu, quase todos os jogadores destacaram o currículo do treinador e que ele seria de grande ajuda para recuperação do Flamengo. Após a vitória contra o Coritiba, no último domingo, os jogadores mostraram mais uma vez nas entrevistas o entrosamento de pensamento com o que já pensa o seu novo treinador.



''Vamos sair dessa confusão'' destacavam quase todos os jogadores entrevistados. Mais do que adoção da palavra ''confusão'', usada pelo professor e que resume bem o momento do Flamengo, os jogadores dão indícios de acreditar no que o treinador fala e isso é muito bom.

Dentro de campo o Flamengo também mostrou alguns avanços. Felipe deixou de ser o goleiro titular para entrada de Paulo Victor, o zagueiro Marcelo entrou na vaga de Samir machucado e não Chicão, que era o reserva imediato. João Paulo, que estava quase fora do clube, assumiu a titularidade no lugar de André Santos. E ainda teve a entrada do bom Canteros no meio de campo.

Mas o que realmente vem fazendo diferença é a consistência defensiva que o Flamengo vem mostrando. Ney Franco testou diversos esquemas e quase sempre dava errado, com o time levava muitos gols. Com 4 jogos de Luxemburgo, o time rubro-negro levou apenas 1 gol, aquele de falta contra a Chapecoense, que segundo o goleiro Paulo Victor teve grande contribuição do sol. A proposta é bem clara, time fechadinho e explorando os erros dos adversários. Se o João Paulo não é um grande lateral, pelo menos não está comprometendo a defesa. Marcelo pode não ser muito técnico, mas é veloz e vem roubando muitas bolas.

O Flamengo está longe do ideal, mas vai no caminho certo para se livrar do rebaixamento. Alguns erros, como o fraco desempenho ofensivo ainda preocupam. O time é um dos que menos criam jogadas ofensivas e, consequentemente, finaliza bem pouco. Mas é bom manter a calma que essa briga contra o rebaixamento é longa.


Apesar do bom momento, o atual campeão da Copa do Brasil enfrenta Atlético-MG no Rio de Janeiro e Criciúma em Santa Catarina nas próximas rodadas do Brasileirão, e se não vencer nenhum desses jogos, uma volta ao Z4 é bem possível. Nesse momento, o que não pode acontecer é se desesperar em caso de dificuldades e ser obrigado a mudar de comando novamente.


Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top