São José, que vinha embalado, perde para Maringá, que vinha mal das pernas, no fechamento do turno da Superliga

O jogo entre São José e Ziober Maringá Vôlei, que aconteceu na noite de ontem em São José dos Campos, terminou com vitória da equipe visitante por 3 x 1 (25/20, 23/25, 25/20 e 25/23) em uma bela atuação da equipe de Maringá que, com a vitória, se firma na zona de classificação para os play-offs.

O ginásio do Tênis Clube, em São José, contou com um público baixo apesar da equipe vir de 3 bons jogos, sendo 2 vitórias e uma derrota por 3 x 2 para o Sesi. O clima do ginásio era bem diferente do que acontece na cidade com o basquete, com a torcida fazendo do ginásio um caldeirão, o que certamente facilitou para a equipe paranaense

Antes do jogo, o técnico Alexandre Rivetti, do São José, destacava que a partida era decisiva para uma possível classificação pra a Copa Brasil de Vôlei (os oito primeiros do turno são qualificados e uma vitória com 3 pontos colocaria o São José em tal condição), e destacou também que era um jogo essencial para as aspirações da equipe no campeonato, visando o segundo turno. Já o Maringá tentava acabar com a sequência negativa de 4 derrotas nos últimos 4 jogos e a equipe não somando nenhum ponto sequer.

Porém, quando a bola subiu, vimos que essa missão do técnico do São José parecia possível caso as atuações dos últimos jogos das equipes se repetissem e tivemos um jogo disputadíssimo até pouco depois do segundo tempo técnico, quando na volta deste, o Maringá estabeleceu a ponta do jogo, abriu 3 pontos de vantagem, que só aumentou e, com uma bola de Rivaldo, ficou estabelecida em 5 pontos no final do set. 25 a 20 para os paranaenses. Destaque nesse set para Luan (20) do Maringá, que nos momentos decisivos, carimbava pontos para a equipe paranaense junto com Bomba(13).


Nesse set, a curiosidade ficou por conta do enfrentamento de levantadores irmãos: Danilo Gelinski (São José) era titular e viu seu irmão, Thiago Gelinski entrar no lugar de Luan no Maringá, causando o enfrentamento dos dois dentro de quadra.

O segundo set se desenhava com o comando, desde o inicio, do Maringá. Sobretudo quando Luan causou um estrago na quadra joseense, que se desequilibrou e viu até seu levantador, líder da equipe, Gelinski errar um levantamento. A equipe paranaense parecia se destoar no placar e foi para o segundo tempo técnico com 16 x 11, 5 pontos de vantagem; na volta do tempo técnico, uma reação sensacional do São José: Gelinski sacava de forma espetacular, Moisés e Kaio inspirados e o São José virou a partida para 19 x 17. Daí pra frente foi tomar conta do placar, abrir 24 x 20, ver o Maringá encostar com um 24 x 23, mas com Bob, na entrada de rede, carimbar a quadra paranaense e empatar a partida em 1 set a 1. Destaque do set para Moisés do São José, com dois bloqueios seguidos empolgou a torcida e para Gelinski no saque.


No terceiro set, uma pegada durante todo o set: Maringá na frente, São José atrás tentando buscar. Foi assim desde o começo e sobretudo após o primeiro tempo técnico, quando o Maringá abriu 5 pontos de frente no 15 x 10 e  então, as equipes foram trocando pontos até o final do set, terminando-o com a mesma vantagem de 5 pontos para o Maringá, 25 x 20 e 2 sets a 1. Destaque do set para Luan, que carimbou 7 vezes a quadra joseense no set, sempre pelo lado da saída de rede.

Chegou o decisivo quarto set e o equilíbrio se estabeleceu criteriosamente, ajudado pelos muitos erros de saque - no começo do set, em uma margem de 7 pontos, 6 foram saques errados. O São José até estabeleceu a frente do placar, e sempre abria a vantagem sobre o Maringá, que sempre empatava. Isso até o segundo tempo técnico, quando o Maringá virou a partida, tomou a dianteira com dois erros do São José, mas não segurou. São José voltou a dianteira e teve a vantagem de 23 x 22, mas viu um erro de saque de Gelinski, um ataque de Luan da saída de rede e Diogo, numa bola de xeque, matarem a partida para os paranaenses. 25 x 23 no set, 3 sets a 1 na partida. Vitória paranaense com 3 pontos conquistados. Destaque desse set para Renato, do Maringá, decisivo no set, bola de segurança de Ricardinho. Renato acabou ganhando o Troféu Viva Vôlei como o melhor da partida.

Após a partida, o técnico Horácio Dileo do Maringá, comentou sobre a importância da vitória após a sequência negativa da equipe:
"Para nós o importante é que a equipe está muito regular, está com muita necessidade de ganhar, de fazer as coisas bem. A gente treina muito bem durante a semana, mas tem momentos como o segundo set, que parecia que íamos ganhá-lo. Mas parabéns para São José, para Rivetti que faz um trabalho muito bom.

Renato, ganhador do troféu Viva Vôlei, destacou a importância da vitória na partida e deixou em segundo plano o troféu:
"A importância é a vitória, não é nem o troféu, porque a gente vinha numa sequência muito ruim. Foram 4 jogos que a gente perdeu e nem somamos pontos. Então, somar pontos fora de casa, contra uma equipe que estava em uma ascendente legal foi muito bom para retomarmos a nossa confiança e voltar melhor para o próximo jogo"
Sobre a "segurança" que a equipe tem na zona de classificação para os play-offs, o jogador comentou:
"Diante do nosso objetivo no campeonato, que é primeiramente ficar entre os 8 melhores do campeonato, esses jogos são muito importantes para somar pontos e para os de trás não chegarem perto de nós.

O oposto do São José, Kaio, que vinha como reserva e assim começou a partida, mas logo entrou para o sexteto em quadra e não saiu mais, disse sobre a quebra da sequência da equipe:
"Essa é a Superliga, cheia de altos e baixos. Mas acho que a equipe mostrou um jogo bom, pecamos no final do set, mas agora é trabalhar para a próxima partida.

Sobre a virada no segundo set e não manutenção do ritmo da equipe no set seguinte, Kaio comentou que a equipe fez uma sequência boa se saque, bloqueio e defesa, conseguiram virar, mas não conseguiram manter essa sequência no terceiro e no quarto set e que cabe trabalhar mais para fazer certo. Sobre a sequência da equipe, 3 jogos em casa e 4 conquistados, Kaio achou bom, mas passível de ser melhor.

O técnico do São José Vôlei, Rivetti, sobre o jogo, avaliou:
"A equipe não se comportou bem, falhou quando não podia falhar, em momentos decisivos. O jogo é assim, quando você não aproveita as chances, contra uma equipe de qualidade, fica difícil conseguir um bom resultado.
Ele também falou sobre Kaio ser reserva e ter permanecido em quadra após entrar no primeiro set:
"Dois jogos que ele não foi tão bem, e aí comecei com o Jean que tinha ido bem, Mas o Jean não conseguiu a atuação que teve no último jogo e o Kaio voltou para o jogo e voltou muito bem, por isso mantive ele."
Avaliando a sequência da equipe, o técnico disse que está longe do ideal, que a equipe tem que trabalhar mais para conseguir pontos dentro e fora de casa. O técnico também falou que a folga que vai ocorrer após a próxima partida é para recuperar os atletas e, entre Natal e Ano Novo, fazer uma pré temporada para deslanchar no segundo turno.

Bob também avaliou a partida e a sequência pesada da equipe:
"A gente saiu lá do fundo para encostar na zona de classificação e foi uma pena a gente não ter conseguido a vitória. Acho que o cansaço pesou um pouco para nós, após a sequência pesada que estamos desde os Jogos Abertos, com 2 jogos por semana e até 3 e alguns atletas sentiram: Maicon ficou fora, eu senti o ombro, Juninho não estava 100%. Mas a gente fez um bom jogo, uma pena que não conseguimos pontuar e vida que segue, quarta-feira tem mais". Bob também afirmou que o foco é no jogo de quarta-feira contra o Cruzeiro, que querem buscar pontos e apenas depois pensar na folga.

O líbero Túlio tem uma curiosidade, ele é um dos poucos líberos no mundo que não usam joelheira e nem cotoveleira, só o uniforme mesmo. Sobre isso ele afirmou que ele usava, mas após uma cirurgia no menisco no ano passado, ele não se adequou mais com a joelheira e se acostumou a não usá-la mais. Já a cotoveleira, ele disse que não consegue se adaptar, se sente preso.



 Fotos da partida:






Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top