Taubaté/Funvic vence a primeira no returno e retoma a 2ª colocação na Superliga

Por Enrico Falcão Monteiro 

Era duelo de alto nível: segundo contra o terceiro do campeonato. Taubaté, terceiro, recebia o Brasil Kirin, segundo colocado na tabela, em um duelo que valia a segunda posição para o recesso de final de ano do vôlei nacional. E deu Taubaté, 3 sets a 0 sobre a equipe de Campinas (25/18, 25/23 e 25/22), que agora volta para a segunda colocação após esse duelo válido pela segunda rodada do segundo turno.


O jogo era daqueles de 6 pontos, no começo da semana o Taubaté era segundo colocado e o Brasil Kirin terceiro, porém, com os resultados de meio de semana (derrota do Taubaté e vitória do Brasil Kirin), as posições se inverteram; era também importante para encostar no líder Sada Cruzeiro, não deixando ele abrir muito na frente do campeonato (Cruzeiro joga hoje contra o Montes Claros).

Técnico Alexandre Stanzioni conversa com seus comandados
Antes do jogo, o técnico do Brasil Kirin Alexandre Stanzioni ressaltava que toda a história que vêm antes do jogo não interferiria na partida, mas que sem dúvidas era um jogo de alto nível, de segundo contra terceiro que vêm brigando pela posição na tabela e que sua equipe ia tentar, no começo da partida, passar a pressão para a equipe da casa já que ela vinha de derrota. Sobre a pressão da torcida, o técnico disse que era importante igualar dentro de quadra, na tática e, com a falta de resultados na quadra e assim, a torcida da casa diminuir o ritmo.


Porém, não foi o que aconteceu na partida. O Taubaté/Funvic logo mostrou que era o mandante, que ia sim fazer valer a pressão dentro de sua casa e contou no início do primeiro set, com pontos decisivos de Lorena, ace de Sidão e um descontrole do Brasil Kirin, que cometia sucessivos erros e deixava o jogo fácil para o Taubaté que, com um Lipe inspirado no saque, chegou a abrir 8 pontos de frente no segundo tempo técnico (16 x 8). Na volta do tempo técnico, o Taubaté só manteve a vantagem e fechou o set com uma bola de Lorena na saída de rede por 25 x 18. Destaque para o jogador que marcou o último ponto nesse set, numa atuação muito boa do ídolo da torcida taubateana.


No segundo set, pane do Taubaté e o Brasil Kirin aproveitou. Com Gustavão no saque, a equipe campineira abriu 6 x 0 no time do Vale do Paraíba, que durante essa pane teve o técnico Cézar Douglas trocando Lorena (oposto) e Rapha (levantador) por Pedro (levantador) e Leozao (oposto) respectivamente. A partir de então, a equipe do Vale do Paraíba fez um set de recuperação, chegando a encostar no marcador com um 10 x 9, 11 x 10 contra; porém, viu o Brasil Kirin fazer 15 x 11, fazendo o torcedor diminuir a intensidade de seus gritos, Aí entra uma peça fundamental na partida, Lipe. 
Lipe se prepara para mais um de seus saques





Ele acerta uma pancada da entrada de rede, vai para o saque e faz um ace, manda uma pancada na quadra adversária, que se perde e vê João Paulo da entrada de rede, atacar para fora e Lipe fazer mais dois aces virando a partida. 16 x 15 para o Taubaté/Funvic. A torcida inflama o ginásio do Abaeté e vê o Brasil Kirin até empatar o jogo no dígito 17 e depois no 19. Aí, Lipe volta a figurar: um ataque na pipe (ataque do meio-fundo), de xeque (termo advindo do xeque-mate do xadrez - no vôlei é aquela que é propícia para o ataque no primeiro toque) e uma pancada da entrada de rede. 22 x 19 para o Taubaté, que só conduziu o set até seu final e, com um saque para fora de Baiano, fechou o segundo set em 25 x 23. Destaque para ele, Lipe, espetacular no set, marcando 10 pontos, sendo 3 aces.







Equipe do Brasil Kirin se prepara para um saque de Lipe
O terceiro set teve a mesma imposição do Taubaté do primeiro set, com a equipe em determinado momento do set não ficando menos de 2 pontos na frente do Brasil Kirin e, depois da segunda parada técnica, deslanchou. Abriu 20 x 13 com Lipe, Lorena e Maurício não dando paz para a equipe do Brasil Kirin e aí, foi só manter a vantagem, não deixar a equipe visitante chegar, que quase aconteceu, e fechar o jogo, com uma bola de Maurício, destaque no terceiro set, no meio de rede. 25 x 22, 3 sets a 0 para a equipe taubateana e segundo lugar retomado na competição, seguindo uma busca ao líder Sada Cruzeiro.


O troféu Viva Vôlei foi para Lipe, que marcou 20 pontos na partida, sendo 13 de ataque, 1 de bloqueio e 6 de saque (ele é o melhor sacador da Superliga) que destacou que a equipe não corre atrás do Cruzeiro, que o importante é manter esse crescimento dentro do campeonato. Sobre a "onda de saques" do segundo set, ele afirmou que é o ponto forte, que vem treinando para sempre ajudar a equipe com isso.

Dante, ponteiro, também falou sobre a vitória, salientando a importância da vitória mesmo com os desfalques da equipe de Campinas como Wallace, oposto titular, e Alan, líbero títular. Destacou também o

fator casa, fator grupo que o Taubaté tem, que a equipe fez um ritmo de jogo impressionante, com Lipe no saque (destacou que Lipe saca assim desde 2004 e que Lipe é o melhor sacador do Brasil, talvez do mundo) e espera também aproveitar um pouco da folguinha.

João Paulo Bravo, oposto do Brasil Kirin, disse que esperava-se mais da sua equipe, que era necessário suportar a pressão do Taubaté no saque e a equipe não correspondeu nesse objetivo e esse foi o ponto chave, fazendo que a equipe da casa conseguisse um resultado até mais fácil que o esperado. Destacou também que a equipe não está à caça de ninguém, apenas busca a melhoria, que é necessária para o jogador, para os play-offs.
Sandro, o levantador da equipe, falou que era um jogo difícil pela equipe do outro lado, problemas que o Brasil Kirin teve, mas mesmo assim foi um bom jogo; tiveram a chance no segundo set após abrir uma vantagem considerável (6 pontos), mas que o camisa 12 do Taubaté (Lipe) deu uma estragada na festa do Brasil Kirin quando foi para o saque, fundamento decisivo na partida para o levantador. Sobre a folga que a equipe terá, volta só dia 07 de janeiro, disse que é de uma importância total para a recuperação de jogadores lesionados: a equipe não contou com o oposto titular e reserva, jogou com Bahiano, juvenil, mas que, segundo Sandro, foi bem, ajudou, mas em alguns momentos falta a experiência para jogos complicados como foi este.

Cézar Douglas, técnico do Taubaté/Funvic disse que a equipe vem lutando contra os próprios erros antes de pensar nos adversários. Sobre a partida, lembrou os papéis invertidos em relação ao duelo no primeiro turno (na ocasião, Taubaté não contava com Rapha e Sidão e o Brasil Kirin estava completo, no duelo de agora, Taubaté completo e desfalques para a equipe campineira), que o time, o grupo era importante para o momento e ele têm visto isto, que dá uma segurança para a equipe jogar contra qualquer time. Segundo ele, a equipe se comportou bem melhor que na última quarta, quando perdeu para o Minas. Sobre o passe do Brasil Kirin, se este estaria prejudicado pelos desfalques, o técnico lembrou que a equipe contava com João Paulo Bravo, exímio passador, que foi bem contido pelo Taubaté durante todo o jogo.
Ele falou também sobre Lipe e seus saques, que mais uma vez em um momento pontual da partida, chamou a atenção para si não só em pontos, mas em energia e contagiou a torcida e os jogadores e mereceu o Viva Vôlei, lembrou de Dante, que segundo ele, fez uma grande partida mesmo estando nem em 70% das suas condições, sendo os dois os destaques da equipe.
Sobre a folga agora (equipe volta apenas dia 06 aos jogos), disse que é uma folga merecida, mas sendo necessário a equipe voltar bem, pois dia 06 já tem jogo difícil (Sesi-SP em São Paulo) e que dia 28, domingo próximo, a equipe já volta para se recuperar da folga na busca de manter o equilíbrio alcançado.

As equipes agora estão de folga neste final de ano e voltam as quadras apenas nos dias 06 e 07. Taubaté, dia 06, contra o Sesi-SP em São Paulo e o Brasil Kirin enfrenta a equipe da UFJF, dia 07, em Campinas.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top