Times de Santa Catarina começam dominando a Liga Futsal 2014

Liga Nacional de Futsal começa com domínio de times de Santa Catarina

Por Guilherme Fernandes Leite


A principal competição salonista do país começou e com ela a luta pelo troféu mais desejado entre os clubes de futsal do Brasil começa quente. A temporada 2014 promete fortes emoções e algumas surpresas. Novas equipes surgindo, reforços de peso e nível técnico altíssimo são as principais marcas da Liga Nacional de Futsal.

Ainda na sexta rodada da competição, a hegemonia dos clubes do Sul do país é enorme, principalmente de um estado em particular: Santa Catarina, que possui cinco clubes na competição. Blumenau, Jaraguá e Floripa Futsal são três dos quatro primeiros colocados até aqui. Além deles, Concórdia, atual vice campeã, e Joinville completam o quadro de clubes do estado na Liga, essas duas possuem grandes elencos mas não começaram bem no campeonato. A grande surpresa por enquanto é a equipe de Blumenau, que estreia nesta temporada na Liga e vem com um inicio arrasador. O time catarinense tem no pivô Mayco sua principal arma e vem em busca de uma boa campanha na liga.

Time mais tradicional de Santa Catarina, o tetracampeão Jaraguá Futsal vem em busca do penta da Liga depois de anos de jejum após o término da franquia que tinha craques como Falcão, Lenisio e cia. A cidade que respira futsal finalmente tem um começo insipirador para trazer de volta o espírito vencedor de outros tempos. O treinador Sérgio Lacerda conta com um time que mescla a juventude com jogadores rodados como o goleiro Baranha, o pivô Keko e os alas Pepita e Oito Meia.

O time da capital catarinense, Floripa Futsal foi criado em 2009 e ainda sonha com um título de expressão em um estado onde o futsal é tão respeitado. Para isso, o treinador João Carlos Barbosa aposta em uma jovem revelação. Vindo do Vasco da Gama-RJ, o pivô de 22 anos, Roni chega para realizar o sonho de criança que é disputar sua primeira edição de Liga Nacional com a artilharia do estadual no currículo e crê que com o trabalho forte a equipe da capital catarinense pode conquistar seu primeiro grande título. “Estamos trabalhando firme e procurando consertar os erros jogo após jogo. Graças a Deus estamos evoluindo a cada partida e trabalhando pra chegar cada vez mais longe nessa liga. Sabemos que não tem jogo fácil nessa competição, mas com trabalho, humildade e os pés no chão, degrau por degrau, se Deus quiser, porque não, buscar o titulo.”

A força do futsal catarinense é tão grande que até na base o esporte é super valorizado. O atleta Ernani Ricardo de 21 anos joga pela equipe da UNOESC/Joaçaba Futsal. O time é financiado pela Universidade do Oeste do Estado de Santa Catarina e além dos Jogos Universitários Estadual e Brasileiro, disputa as principais ligas estaduais, enfrentando os times de ponta do estado. “A estrutura aqui é muito boa, temos acompanhamentos de fisioterapeutas e treinamos em dois períodos e ainda tem academia. Recebo uma bolsa para estudar na faculdade e a moradia também é por conta do clube. Só me preocupo em estudar e jogar futsal.” – afirmou o jogador que nasceu em Três Rios-RJ e chegou esse ano no clube vindo do futsal paulista. Ernani ainda comentou sobre a cultura do povo catarinense, amante do futsal. “O público é impressionante! Nunca vivenciei algo assim em relação a torcida, mesmo cobrando ingresso a média é de 1800 a 2000 pessoas no ginásio por jogo.”

A cultura do estado, o incentivo ao esporte e o histórico de títulos fazem com que Santa Catarina seja uma referência do futsal nacional. Por isso, copiar o modelo catarinense e apontar suas equipes como possíveis candidatas a grandes campanhas na Liga Nacional de Futsal é sempre importante.



Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Scroll to top